Whey protein vegano tem a mesma eficácia que os traicionais?

Quem está dentro da academia ou tem uma rotina de exercícios físicos intensa sabe da importância da suplementação.

Os suplementos alimentares, como o whey protein, é o mais popular entre os atletas, uma vez que a proteína é a chave para o ganho de massa magra e hipertrofia.

E hoje, além das versões tradicionais do suplemento, um novo tipo vem ganhando adeptos por todo o mundo: o whey protein vegano.

Com o crescimento da consciência e ética aos animais, o número de pessoas que apoiam e praticam o vegetarianismo é cada vez maior.

No entanto, no viés da nutrição, ingerir a mesma quantidade de proteínas em uma dieta vegana é muito mais difícil se comparada a uma dieta baseada em carnes, ovos, leites e derivados. Por isso, suplementar passa a ser uma alternativa viável.

Para suprir essa demanda, o mercado da suplementação investiu em novas versões do whey protein à base da proteína vegetal (vegguie protein) que tenha as mesmas propriedades nutricionais e eficácia que as opções que levam proteína animal.

Considerado completo, o whey vegano pode ser consumido pelos vegetarianos estritos e intolerantes à lactose.

Ficou interessado? Então confira nesse post mais informações sobre o Whey Vegano: as suas funções, benefícios, tipos, como tomar e muito mais.

Como aliar a ingestão adequada de proteínas com o vegetarianismo
Se o seu objetivo é aumentar o ganho de massa magra ou alcançar a hipertrofia, sem ferir à ética animal, hoje é possível.

Uma vez que você mantenha o consumo de alimentos de origem vegetal com alto teor de proteínas, como a soja, o arroz e feijão, ervilhas, lentilhas, amêndoas, castanhas entre outros, aliados à suplementação a base de proteína vegetal, os resultados nos treinos serão tão satisfatórios quanto levando uma dieta não vegetariana.

Pelo menos é isso que indica dois principais estudos que foram feitos acerca dos resultados da vegguie protein nos praticantes de musculação.

O primeiro estudo, realizado pelo Nutrition Journal, separou dois grupos e os submeteu a exercícios de alta intensidade, e administrou 48g de whey isolado a um grupo, enquanto deu 48g de whey vegano a outro grupo, durante oito semanas.

Ao fim da pesquisa, os dois grupos apresentaram aumento da massa magra e reduziram a taxa de gordura corporal, sem diferenças significativas entre um e outro.

Em outro estudo, esse feito pelo Journal of The International Society of Sports Nutrition, foi avaliado o ganho de massa magra em 161 homens (entre 18 e 35 anos) por 12 semanas e que são praticantes de musculação.

Divididos em três grupos, o primeiro grupo recebeu um suplemento a base de proteína da ervilha, o segundo o suplemento a base de soro de leite e o terceiro receberam placebo.

No fim da pesquisa, constatou-se um aumento considerável da massa muscular no grupo um e dois que receberam o whey vegano (proteína da ervilha) e o whey tradicional (proteína do soro do leite), respectivamente, comparados ao placebo.

Os estudos, em geral, mostram a eficácia no desenvolvimento muscular com a suplementação de ambas versões.

Portanto, já sabemos que os suplementos de origem vegetal, principalmente o whey vegano, é concentrado e possui potencial para a síntese de proteínas e a hipertrofia, desde que as doses diárias indicadas sejam respeitadas.

Whey protein vegano
Mas, afinal, o que é o whey protein vegano? O whey vegano ou vegguie protein é um suplemento alimentar que tem como base proteínas de origem vegetal, que podem ser obtidas a partir de alimentos como a ervilha, soja, arroz entre outros.

Assim como acontece no whey protein, em que a proteína do soro do leite é extraída e isolada, no whey vegano o processo é o mesmo, a única diferença é que a proteína vegetal que será isolada através dos processos de filtragem, obtendo um suplemento com teor proteico de alto valor biológico e de absorção mais rápida.

Funções do whey protein vegano
A indicação de consumo do whey protein vegano é para os atletas que praticam musculação ou outros exercícios de força, que querem potencializar o ganho de massa magra, melhorar a recuperação muscular após o treino e ajudar no desenvolvimento dos músculos.

Benefícios da vegguie protein
Os benefícios do whey vegano vão além dos músculos e podem beneficiar outras partes do organismo e da saúde em geral. As principais vantagens são:

Pode ser consumido por intolerantes ou alérgicos

Quem sofre com intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite pode se beneficiar com a ingestão do whey vegano, pois sua composição não leva leite, nem seus derivados.

Garante aminoácidos essenciais

Assim como o whey protein de origem animal, a versão vegana também carrega aminoácidos essenciais, como a leucina, isoleucina, valina, glutamina, arginina entre outros.

É livre de gorduras

Diferente de algumas versões do whey protein – como a concentrada e isolada – o whey vegano não carrega gorduras e por isso não altera os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Melhora a saúde vascular

A vascularização é melhorada a partir da síntese de óxido nítrico que acontece com a ingestão do whey vegano.

Melhores tipos de whey vegano
Existem diversos tipos de whey vegano que levam diferentes proteínas vegetais na sua composição. Os principais suplementos veganos, que são mais consumidos, são os extraídos a partir da ervilha, arroz e soja.

Whey vegano de ervilha (Pea protein): é um suplemento com alto valor nutritivo, de rápida absorção e fonte de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs).
Whey vegano de arroz (Rice protein): embora in natura seja a opção com menor percentual de proteínas, na forma isolada esse whey vegano é excelente para o ganho de massa magra, pois é fonte de aminoácidos essenciais, alto teor de fibras e vitaminas do tipo B e E.
Whey vegano de soja (Soy Protein): o whey de soja é o suplemento mais consumido pelos veganos, uma vez que possui muitas proteínas de alto teor biológico.
Além disso, o suplemento ainda garante a ingestão da isoflavona, um antioxidante importante para o combate dos radicais livres. A versão isolada da proteína de soja garante um percentual de 90% de proteínas.

Como tomar whey protein vegano
Em geral, a recomendação de consumo do whey protein vegano é de 1,5 a 2 gramas para cada quilo corporal por dia.

Porém, como esses valores são muito subjetivos, o melhor é agendar uma consulta com um especialista em nutrição, como um nutricionista, que avaliará a necessidade de suplementação e a dosagem correta de acordo com a sua dieta e objetivos.

Os suplementos alimentares veganos podem ser consumidos com água, sucos de frutas ou leite vegetal, como preferir. Mas o melhor continua sendo a água, para garantir uma absorção mais rápida.

O whey vegano pode ser consumido antes e depois dos treinos e antes de dormir.

No pré–treino, utilizar o suplemento auxilia a aumentar a energia e evitar a fadiga durante os exercícios.

No pós-treino, a proteína vegetal promoverá a recuperação muscular muito mais rapidamente, repondo os estoques de proteína e evitando o estado de catabolismo.


Warning: Illegal string offset 'cookies' in /var/www/vhosts/goodfoodns.com.br/httpdocs/wp-includes/comment-template.php on line 2294

Leave your comment

<

Shopping cart