Saiba tudo sobre suplementos Hipercalóricos

Enquanto muitas pessoas buscam reduzir o peso consumindo suplementos que aceleram a queima de gorduras, como os termogênicos, outras buscam o contrário: ganhar peso.

A rotina corrida, a falta de tempo para se alimentar adequadamente ou o metabolismo acelerado são algumas das características que podem impedir (ou ao menos prejudicar) o ganho de peso de uma pessoa.

Mas, nem tudo está acabado!

O uso de suplementos com grandes quantidades de calorias, como é o caso dos hipercalóricos, podem te ajudar a aumentar o seu peso corporal de forma saudável.

Para ficar por dentro dessa categoria de suplementos, continue a leitura do post para obter mais informações.

A dificuldade em ganhar peso existe

Mesmo que pareça uma situação fora da realidade de muitos, a verdade é que existem sim pessoas que possuem dificuldade para ganhar peso.

Há diversas situações que podem explicar o perfil magro (ectomorfo) de alguém: alimentação inadequada (déficit calórico), distúrbios alimentares, doenças ou tratamentos, predisposição genética ou metabolismo acelerado.

Dificilmente alguém que acabou de passar por uma doença ou tratamento terá a mesma vontade de se alimentar.

Pessoas com um estilo de vida frenético não conseguem se alimentar de 3 em 3 horas corretamente.

Ainda assim, uma pessoa que come bastante também pode ter dificuldades para aumentar seu peso, por motivos de um metabolismo (gasto energético) mais rápido.

A função dos hipercalóricos

Agora você pode se perguntar “se o objetivo é engordar, não bastaria ingerir mais comida?“. Além do fator metabolismo acelerado que algumas pessoas sofrem, ao tentar engordar muitos recorrem a alimentos de baixo valor nutricional, ricos em gorduras e carboidratos ruins, como frituras, bolos, pizzas, etc.

Por isso é comum escutarmos que engordar é mais difícil do que emagrecer, pois engordar de forma saudável que é o problema.

Esses alimentos, além de favorecerem o acúmulo de gorduras, estão associados a diversos problemas de saúde, como o aumento do colesterol, triglicerídeos e diabetes.

Então como engordar da maneira certa? Os suplementos hipercalóricos são a resposta.

Resumidamente, a função dos hipercalóricos é incluir mais calorias de carboidratos e proteínas à alimentação – de forma prática e saudável – na dieta de pessoas que não conseguem aumentar o peso.

Esses suplementos são indicados, normalmente, para pessoas muito magras, que mesmo ingerindo bastante comida sofrem com baixo peso.

Além destas, pessoas que não têm apetite (comum em quem está doente ou em tratamento) e, portanto, não ingerem a quantidade ideal de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo também devem suplementar.

Atletas de alta performance, que necessitam de uma ingestão calórica maior do que o normal e que não conseguem suprir apenas com a dieta, também podem adicionar o suplemento na sua rotina.

Hipercalóricos e o ganho de massa muscular

Quem visa aumentar o tamanho dos músculos precisa de uma dieta equilibrada nos macronutrientes para que ocorra a hipertrofia.

Neste processo, os hipercalóricos são bons aliados, uma vez que fornecem boas quantias destes nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras).

Como é um suplemento rico em carboidratos, ele ajudará nos treinos de força, proporcionando mais energia e melhorando o rendimento físico do atleta.

Além disso, a presença de carboidratos no organismo evita que o corpo utilize as reservas de proteínas para gerar energia, impedindo que elas sejam usadas para a sua verdadeira finalidade nesse caso: recuperar os músculos e possibilitar a hipertrofia.

Os benefícios de consumir suplementos hipercalóricos

Abaixo você pode conferir as principais vantagens dos hipercalóricos:

  1. Mais calorias na dieta, pois os hipercalóricos são suplementos ricos em carboidratos e outros nutrientes.
  2. Ricos em vitaminas e minerais, como cálcio e sódio, contribuindo para a saúde geral do organismo.
  3. Aumento da força e mais energia, pois suas proteínas e carboidratos são rapidamente digeridos e absorvidos, aumentando os níveis de glicogênio nos músculos.
  4. Aumento da massa muscular, pois além de ajudar na recuperação muscular (evitando que o corpo use as proteínas como fonte energética caso os estoques de carboidratos terminassem), fornecem aminoácidos essenciais (incluindo BCAA’s) importantes para o desenvolvimento dos músculos.
  5. Provoca o aumento de peso em pessoas que sofrem de baixo peso de forma saudável.

Consumo do hipercalórico

Bons horários para consumir o suplemento são no café da manhã, quando o corpo está mais ávido por nutrientes; entre as refeições, principalmente quando você não consegue se alimentar adequadamente durante o dia e antes dos treinos, para atletas que querem dar um “gás” durante o treino e evitar a fadiga muscular.

As dosagens podem ser seguidas de acordo com a recomendação de cada fabricante, mas a quantidade ideal do suplemento pode variar de acordo com o perfil físico, peso, sexo, dieta e rotina de atividade física de cada pessoa.

Para descobrir essa quantia perfeita, consulte-se com um nutricionista ou nutrólogo.

Contraindicações e efeitos colaterais

Os hipercalóricos não são indicados para dietas de emagrecimento ou para quem se exercita apenas por questão de saúde.

Nesses dois casos, apenas a dieta é o suficiente para suprir as demandas energéticas do organismo.

Por conter grandes quantidades de carboidratos, os hipercalóricos só devem ser consumidos por pessoas com dificuldade para engordar ou para atletas que precisem ingerir mais calorias para o ganho de massa magra.

O suplemento não deve servir como substituto de mais de uma refeição por dia (substitua um lanche, por exemplo, mas nunca o almoço ou jantar) e não deve ser consumido em excesso, pois pode causar reações desagradáveis, como diarreia, náuseas e vômitos.

Agora que você já conheceu mais sobre os hipercalóricos, aproveite para usufruir dos seus benefícios (se for o caso).


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