Conheça a alimentação plant based

Você já ouviu falar em alimentação plant based? A dieta, que vem conquistando cada vez mais adeptos no país, baseada em uma alimentação natural, que prioriza os orgânicos e é minimamente processada. Embora o termo esteja se tornando cada vez mais conhecido, ele ainda provoca uma série de dúvidas. Afinal, quais são os benefícios de aderir à alimentação plant based? Será que essa dieta pode provocar carências nutricionais?

Para responder essas e outras dúvidas, preparamos o artigo de hoje. Nele, você vai entender um pouco mais sobre a plant based e conhecer dicas para quem quer aderir à dieta. Acompanhe a leitura! Afinal, o que é alimentação plant based? A alimentação plant based é baseada no consumo de alimentos vegetais, integrais ou minimamente processados, com prioridade dos orgânicos.

A plant based exclui alimentos de origem animal e seus derivados, como carnes, ovos, queijos e leite. No entanto, suas principais características são a preocupação com a qualidade nutricional dos alimentos e com a sustentabilidade, a priorização da saúde e o respeito ao meio ambiente. O estilo de vida propõe o retorno a uma alimentação simples, nutritiva, consciente e colorida, focada em produtos com alta densidade nutricional e que busque aproveitar o alimento de maneira integral, evitando, quando possível, o descarte de caules, cascas e raízes.

O que comer na plant based? Apesar do nome, a alimentação plant based não se restringe aos vegetais folhosos. Os adeptos da dieta também incluem em sua alimentação:

frutas, verduras e legumes de todos os tipos; cereais integrais, como quinoa, arroz, aveia, milho, cevada, trigo e painço; leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha; sementes diversas, como de abóbora, gergelim e girassol; cogumelos; oleaginosas de todos os tipos: castanhas, amêndoas, pistache e nozes.

Além disso, os adeptos da plant based também evitam consumir produtos refinados, excessivamente processados, ou repletos de corantes, conservantes e aromatizantes. O objetivo é buscar ingerir alimentos o mais próximo possível da maneira como eles se encontram na natureza, a chamada comida de verdade. Atitudes que estimulem o consumo consciente, como cozinhar mais e comprar de pequenos produtores locais também são estimuladas.

Quais são os principais benefícios da plant based? Por priorizar alimentos pouco processados e de alta densidade nutricional, a plant based traz uma série de benefícios à saúde dos seus seguidores. Saiba mais!

Ajuda a prevenir doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes, hipertensão, obesidade e até mesmo alguns tipos de câncer, enfermidades muitas vezes relacionadas à dietas com baixa ingestão de fibras e maior consumo de alimentos ultraprocessados;

Como costumam ingerir muito mais verduras e legumes do que adeptos de outras dietas, os seguidores da plant based estão mais protegidos contra doenças inflamatórias e o envelhecimento precoce, já que esses alimentos possuem altos níveis de antioxidantes.

A alimentação plant based pode me deixar com alguma carência nutricional? Não é incomum imaginar que dietas que não incluam o consumo de carne possam provocar deficiências nutricionais. No entanto, isso não acontece quando você opta por uma alimentação variada e nutritiva.

O ferro, por exemplo, pode ser obtido por meio da ingestão de folhas verde-escuras e leguminosas. O nutriente é ainda melhor absorvido na presença de fontes de vitamina C, como acerola, tangerina, laranja, pimentão, couve, brócolis e mostarda. Já o cálcio pode ter sua ingestão diária atingida por meio do consumo tanto de folhas verde-escuras quanto de oleaginosas, sementes e leguminosas.

A vitamina B12, presente exclusivamente em alimentos de origem animal, precisa ser monitorada e, se for o caso, suplementada. No entanto, é importante lembrar que a deficiência de B12 pode acontecer inclusive entre não-vegetarianos, e que exames médicos de rotina devem ser realizados por adeptos de qualquer estilo de vida.

Quer aderir à plant based? Conheça algumas sugestões! Ficou animado com a plant based e com os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde? Se você deseja aderir à dieta, é importante lembrar que a criatividade é uma das suas principais aliadas na elaboração de pratos coloridos, nutritivos e saudáveis. Veja nossas dicas!

Se você está fazendo a transição para o vegetarianismo agora, o ideal é buscar opções saudáveis, mas com alimentos que lhe tragam prazer, evitando mudanças muito radicais. Você pode investir por exemplo, em batatas e outras raízes preparadas com molho de leite vegetal e uma salada variada e colorida; Seu principal problema é com aquela fome fora de hora? Aposte em mix de oleaginosas como castanhas, nozes e pistaches, salada de fruta com chia e canela ou espetinhos de legumes; No café da manhã, uma ótima ideia para substituir o tradicional pão com manteiga é a tapioca com queijo vegano, acompanhada de frutas variadas e granola;

Nas refeições principais, você pode apostar em pratos simples de preparar e cheios de sabor para acompanhar sua salada, como um risoto de legumes ou uma frittata de legumes com queijo vegano. Gostou de saber mais sobre a alimentação plant based e quer mais dicas para cardápios práticos e nutritivos, assine a nossa newsletter!


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